Festa de casamento pode sim ser uma tarefa simples, mesmo com a grande quantidade de detalhes que existem. Prova disso é que este será o último de apenas 04 post para deixarmos todos os detalhes vistos e revistos.

Por falar em vistos e revistos é importante lembrar que é bem comum haverem mudanças de planos no meio do caminho, seja em adequações na decoração, ou no serviço de buffet, ou então na forma com que a cerimônia será conduzida. E isto é supernormal e esperado.

Também é importante lembrar que dentro das dicas propositadamente não inseri o serviço de assessoria de casamentos, pois por mais que entenda que é um serviço essencial, cada noiva tem um timming diferente quanto a ele. Digo que é essencial pois o serviço de assessoria será o responsável por garantir que todos os serviços estarão em sintonia no dia do casamento. Aqui é possível saber um pouco mais sobre estes profissionais incríveis.

Então, bora as últimas 03 dicas, para que o dia da festa de casamento seja perfeito.

 

1. Defina o responsável pelo serviço de cinegrafia

Poderia sim ter colocado este serviço juntamente com o serviço de fotografia, mas separei para poder evidenciar a importância dele. Tenho escutado casais dizerem que pretendem contar somente com o serviço de fotografia, e sem dúvidas sempre respeito a opinião.

Porém, meu papel é antecipar possíveis problemas, então reforço aos noivos as diferenças entre o serviço de fotografia e o de cinegrafia, que na verdade são complementares. Uma diferença simples e fácil de ser notada é que o serviço de fotografia capta eterniza as emoções de uma forma espontânea. O serviço de cinegrafia também tem esta função, porém o movimento, a sequência de expressões, a dança e principalmente o som fazem com que o registro de momentos se transforme realmente numa obra digna de Oscar.

Enfim, é por isto mesmo que sempre recomendo ter o serviço de cinegrafia, e neste post é possível entender com mais clareza o porquê desta recomendação.

 

2. Defina os responsáveis pela trilha sonora

Aqui é possível que se haja dois contratos diferentes, pois existem empresas excelentes que atuam somente com cerimônia de casamento, ou com festa de casamento.

Em igrejas o mais tradicional é termos uma banda com ao menos 04 integrantes (que comumente são chamadas de orquestra) em que podemos ter apenas música instrumental, ou também contarmos com cantores. Como sempre, aqui não há o certo ou errado, o melhor ou pior, e a decisão deve ficar apenas por conta do que deixa os noivos mais confortáveis, o que estiver mais alinhado com o estilo deles. Neste post temos algumas dicas para a escolha das músicas da cerimônia, vale a pena conferir.

Para compor a trilha sonora da festa de casamento novamente teremos duas opções, é possível optar por uma banda ou pelo serviço de DJ. Ambos têm prós e contras como qualquer serviço, e é exatamente por isso que temos um post exclusivo sobre este assunto, para poder ajudar a simplificar a decisão do que escolher. Quando a festa de casamento tem uma boa duração, como o mínimo de 06 horas que oferecemos em nossos serviços de buffet, contar com a banda e o DJ sem dúvidas é a melhor opção.

 

3. Defina todos os serviços complementares

As onze dicas anteriores (eventualmente doze se formos contar a dica extra sobre a importância do assessor de casamentos) foram relacionadas à contratação de empresas que merecem atenção inicial, que por se tratar de prestação de serviço devem ser contratadas o quanto antes pois a disponibilidade é limitada.

Agora chegou a hora de começar a pensar em todos os serviços “menores” que são definidos de forma mais fácil e eventualmente podem não estar presentes em todos os casamentos, pois realmente sua necessidade irá variar de acordo com o perfil dos noivos.

Pensando na questão da cerimônia, será importante registrar a documentação no cartório, definir o celebrante, escolher plaquinhas fofas para que os pajens e daminhas entrem segurando-as e também em que tipo de “recipiente” serão levadas as alianças.

Já com foco na festa de casamento, ainda é importante, fazer a locação de mesas e cadeiras para convidados (caso o salão ou o serviço de buffet não ofereçam), o mobiliário complementar (como lounges, por exemplo), o enxoval da festa (como Sousplat e toalhas de mesa), doces finos e forminhas para doces finos, bebidas alcoólicas extra para aquelas festa com convidados mais beberrões, a alimentação de fornecedores durante o tempo de festa, bem casados e outras lembrancinhas, bolo para mesa do bolo (fake ou naked, por exemplo), além do topo de bolo e adereços para pista de dança.

Com todos os detalhes referente ao estilo da festa definidos, já é um bom momento de pensar em todos os itens de papelaria, que certamente ficarão muito mais bonitos estando em harmonia com a decoração. Sim, nós temos um post que trata especificamente da identidade visual do casamento e ajudará bastante nesta tarefa. 😉

Por fim, existe mais uma série de detalhes a serem considerados, como a escolha das alianças, o site para colocar as informações sobre o casamento, programar outros eventos como chábar e/ou noivado, serviço de van para ajudar na logística dos convidados, todos os acessórios e a vestimenta dos noivos, onde os noivos irão se produzir para o grande dia, presentes para padrinhos, separar algumas fotos para dispor no dia da festa de casamento, e até mesmo confirmar a necessidade de estrutura desmontável para a cerimônia e festa.

Sim, são muitos detalhes. Exatamente por isso, para que os casais não se percam no meio de tanta informação criei esta planilha onde será possível lançar todos os custos e também ter um checklist de TODOS estes itens que listei acima. Interessou, é só clicar aqui e ter mais esta comodidade (Planejador Financeiro).

 

Como lembrei no post anterior, a sequência que foi proposta nestes quatro artigos não é a única possível para se ter uma festa de casamentos sem erros, mas seguramente é a que mais garante que nenhum detalhe será esquecido, ou que serviços ficarão “desconexos”.

Ou seja, mais importante do que seguir a sequência proposta é conferir se todas as 12 dicas foram lidas e consideradas no planejamento da festa de casamento. Ah, lembre-se também de que para comparar as propostas nós temos uma planilha que poderá ajudar muito nesta tarefa, e é possível fazer o download dela aqui.

E na próxima semana teremos um novo super tema, para cada vez mais tornar simples o delicioso planejamento de casamentos.

Grande abraço!

 

Festa de Casamento