Save the Date é imprescindível para quem vai organizar um evento que envolva mais de 10 pessoas e já precisa exigir algum tempo para que todos possam alinhar a agenda. É provável que você tenha passado por isso tentando reunir os amigos da sua antiga turma do colégio ou da faculdade.

 

Save The Date

Porque criar um Save the Date?

Exatamente por isso (e por culturalmente serem mais organizados) que as pessoas dos EUA já utilizam a um tempo o chamado Save the Date. Numa tradução livre o significado é Reserve a Data. O objetivo é claro, mostrar às pessoas que assim que receberem o Save the Date já reservem a data, pois será um dia bem especial para quem enviou o “lembrete”.

Hoje considero o Save the Date indispensável, pois a maioria das pessoas hoje acaba não sendo muito fã de uma agenda de longo prazo, o que faz com que os casais tenham uma dificuldade em fazer com que seus convidados confirmem a presença quando enviam o convite formal.

Ou seja, o Save the Date não substitui o convite formal, ele apenas pede para que a pessoa Reserve a Data para participar do evento.

 

Quais informações deve ter o Save the Date?

A intenção é que a pessoa reserve o dia na agenda, então a quantidade de informações que vão no Save the Date obviamente é menor do que as de um convite formal.

É possível que algumas pessoas com mais idade confundam o Save the Date com um convite formal, afinal de contas é algo novo no Brasil, então já esteja preparada para explicar como funciona a brincadeira, ou então envie o link deste post que certamente tudo ficará mais claro.

Então, como a intenção é apenas que a data seja reservada é preciso informar apenas:

– A mensagem “Save the Date Dia/Mês/Ano” ou “Reserve a data Dia/Mês/Ano”

– O motivo do evento, no caso um super casamento lindo

– O nome das pessoas que estão organizando, no caso os noivos

– A cidade onde o evento será realizado

Fica a seu critério incluir outras informações, como por exemplo a hashtag do casamento e a informação de que o convite formal (com mais detalhes, como horário) será enviado posteriormente. Em inglês a expressão usada para isso é “Invitation to Follow”, algo como “O convite será enviado”.

 

Quando enviar o Save the Date?

O tempo exato pode variar um pouco em função da quantidade de convidados que não moram na cidade onde será realizado o evento. Quanto maior o número de pessoas que morem longe da cidade onde será o casamento, que precisem se programar com passagens aéreas por exemplo, o ideal é enviar com até 08 meses de antecedência. Caso grande parte dos convidados seja da mesma cidade onde será o casamento, o aconselhável é enviar com 06 meses de antecedência.

 

O que falta saber para criar e enviar um Save the Date?

A primeira coisa que você deve definir é como você fará o envio deste Save the Date. Eu comumente indico que ele seja enviado eletronicamente, através de mensagens de Whatsapp ou Messenger (Facebook) ou ainda via Direct (Instagram). Existe também a possibilidade de se enviar fisicamente um Save the Date, em formatos impressos ou de “lembrancinhas”, porém elas são menos práticas do que o formato virtual uma vez que a confirmação de recebimento é mais demorada.

Se você optar por um Save the Date tradicional, é importante que ele siga a comunicação visual do casamento. Se você ainda não pensou na comunicação visual do casamento é sinal de que você precisa contratar um bom assessor de casamentos, ele certamente te apoiará bastante neste item.

E para entender um pouco mais sobre como é legal ter um Save the Date, aqui estão algumas opções para ajudar você a explorar sua criatividade, e já começar a deixar seus convidados morrendo de vontade que seu grande dia chegue logo!

Save the Date

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Bom divertimento e uma ótima semana!

 

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