Cerimônia de Casamento: 6 dicas para definir as músicas

A cerimônia de casamento certamente é o ponto mais emocionante. É nele que fica registrado tanto legalmente quanto espiritualmente a decisão dos noivos de que passarão a dividir com grande intensidade todas as experiências futuras.

E por ser um momento extremamente importante na vida do casal, certamente há uma grande expectativa por parte dos convidados pelas músicas que marcarão esta celebração, afinal de contas, como em filmes, é a trilha sonora que dá o clímax para as cenas mais marcantes.

Então a partir de agora você terá ótimas dicas da Livia Portella, da Velloso Produções, para te apoiar na definição de tudo relacionado à serviço de orquestra (mesmo não tendo a necessariamente a formatação de uma orquestra, esse é o nome mais comercialmente utilizado).

1. Quando devo contratar a empresa que tocará na minha cerimônia de casamento?

Tão logo você já tenha definido o local da cerimônia de casamento, já é importante iniciar a busca por opções, pois o quanto antes a empresa for definida, mais tempo você a terá à disposição para que juntos definam as melhores opções de formação.

2. Quantas músicas devo escolher?

O primeiro passo é enumerar os momentos da cerimônia de casamento que terão as músicas. Alguns momentos por si só já sugerem uma música, como por exemplo, a bênção.

Se seu casamento é na igreja, verifique as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia; se seu casamento é na fazenda, praia ou buffet, você tem mais liberdade para escolher as músicas e fazer as entradas.

Lembre-se que quanto mais entradas você colocar, mais tempo vai durar a cerimônia de casamento: normalmente com 8 músicas dura em média 60 minutos, já um casamento com 12 músicas ou 90 minutos, o que pode ser um tempo longo para os convidados, principalmente para as crianças.

3. Quais os momentos que “exigem” uma música?

Os principais momentos de uma celebração estão listados abaixo. Certamente esta lista pode ser aumentada ou diminuída, mas serve muito bem como um roteiro inicial

  • Entrada do Noivo
  • Entrada dos Pais e padrinhos
  • Entrada da Noiva
  • Entrada de pajens e daminhas
  • Entrada de floristas
  • Benção
  • Cumprimentos
  • Saída dos noivos

Cada momento tem sua característica, como por exemplo a entrada de pajens e daminhas, que sugere músicas lúdicas, como por exemplo temas de filmes infantis, ou que contem sobre histórias da infância.

Para todos estes momentos, a música ideal é aquela que faça você e seu noivo se arrepiarem só de imaginar o momento em que ela será tocada.

4. Quando devo escolher as músicas?

Este item está diretamente relacionado ao prazo estipulado em contrato com a empresa que você contratou para a cerimônia de casamento. É importante respeitar este prazo, para que os músicos possam ensaiar, afinal de contas você eventualmente pode escolher temas poucos pedidos, o que trará ainda mais emoção à cerimônia.

5. Como escolher os instrumentos cerimônia de casamento?

Uma formação clássica com 05 músicos certamente é a mais indicada, pois entrega uma ótima qualidade musical e tem um custo muito acessível. A adição de mais músicos e instrumentos irá variar diretamente em função das músicas que você optou. Então, reforçando o item anterior, o quanto antes você definir as músicas, mais tempo para ajustes na formação você terá.

6. Dica Final

Peça ajuda de pessoas de confiança para te apoiar neste item.

No momento que for fazer esta escolha certamente já terá contratado o local para a cerimônia de casamento, o local para recepção, o serviço de buffet e o serviço de assessoria. Os responsáveis por estes serviços certamente farão boas indicações de empresas idôneas.

Quer mais dicas de como planejar o lado musical do seu casamento? Confira outras dicas neste post.

Espero que agora fique muito mais fácil definir a contratação do serviço de orquestra.

Para inspirar na escolha das músicas, segue a minha escolha favorita para a entrada do noivo “Times Like These – Foo Fighters (acústico)”.

Grande abraço!