Festa de casamento é o grande momento de confraternização dos noivos e seus convidados, e por este motivo o salão deve ser escolhido com critério, pois é nele que os convidados irão passar a maior parte do dia e onde certamente haverá a maior quantidade de fotos e minutos de vídeo.

Como disse no post sobre decoração de casamento, definir qual dos quatro principais estilos de decoração vai simplificar bastante a escolha dos locais a se visitar, e isso significa economia de tempo.

E como cada minuto conta, vou listar os pontos mais importantes para se decidir qual salão visitar primeiro, afinal de contas se você se apaixonar logo de cara na primeira opção não vai precisar visitar nenhum outro salão e já partir para a escolha do serviço de buffet.

 

Festa de casamento: estilo da decoração

Vou repetir o que já escrevi acima pois isto realmente é importante de se definir. Sem definir o estilo de decoração você gastará mais sola de sapato do que realmente precisa, e ainda corre um grande risco de chegar em um local e sair com a sensação de “perdi meu tempo”.

O estilo da decoração de casamento precisa estar em harmonia com o local da festa, afinal de contas se você quer um casamento clássico faz pouco sentido você procurar um salão de festa de casamento com um acabamento rústico.

festa de casamento

 

Festa de casamento: número de convidados

Assim que estiver com o estilo da decoração definido, ficará bem simples você conferir as opções que tem à disposição na sua cidade, ou em cidades próximas. E antes de decidir qual local visitar é recomendado que se faça uma busca no site da empresa com a informação de quantas pessoas o local comporta.

Afinal de contas não tem sentido ter uma lista com 200 convidados e visitar a um salão de festa de casamento que comporte apenas 150 convidados.

E se a quantidade de convidados estiver muito próxima ao limite que o salão comporta é essencial que se apresente um layout em escala de como ficará o espaço no dia da festa. Porque não há nada pior do que se investir tempo e dinheiro em um casamento dos sonhos para que todos os convidados fiquem espremidos e sem uma pista de dança.

Estimar a lista de convidados também fará com que seja possível estimar o custo do casamento como um todo. Caso esta estimativa de custo ainda não tenha sido feita, esta planilha que desenvolvemos certamente ajudará bastante.

festa de casamento

Festa de casamento: localização e estrutura para convidados

Se foi definido o estilo e o número de convidados, certamente o número de opções já está bem menor do que o inicial, então agora é realmente importante agendar as visitas. Durante as visitas vai ser possível comprovar tudo aquilo que está descrito no site da empresa e aí comprovar se será amor à primeira vista.

A localização do salão de festa de casamento é um item importante a se considerar. Conferir se é de fácil acesso e com vias pavimentadas e sinalizadas, se está numa região segura, se há estacionamento, quais serviços são oferecidos (como recepcionista e camareiros, por exemplo), se possui alvarás de funcionamento (principalmente na Prefeitura e no Corpo de Bombeiros) e acesso para pessoas com mobilidade reduzida são itens que merecem uma observação mais criteriosa.

E durante a visita um outro item importante de se observar é a quantidade e qualidade do mobiliário disponibilizado pelo salão de festa de casamento. Afinal de contas agora que você já tem seu planejador financeiro, saber que o local já oferece mobiliário como cadeiras para convidados, mesas para convidados, ou então estofados e tapetes para lounges e até mesmo opções para mesa do bolo podem significar uma bela economia.

 

Festa de casamento: estrutura para serviço de buffet

O próximo ponto importante a se considerar é a estrutura que o local disponibiliza para que o buffet possa preparar as delícias que serão servidas.

Uma estrutura completa de cozinha significa que a empresa responsável pelo buffet para casamento não precisará mobilizar itens grandes e pesados como fornos, fogões ou freezers, e mais uma vez isto significa uma economia para quem casa, pois não precisará pagar uma taxa de frete ou locação destes equipamentos.

 

Festa de casamento: rede de parceiros

Por último e com certeza não menos importante é saber quais parceiros os proprietários do salão de festa de casamento sugerem como referência.

Afinal de contas, se você classificou a empresa como uma opção segura, ter o conforto de que outros profissionais que esta empresa indicar oferecem o mesmo nível de segurança irá te poupar um bom tempo, além de que quando empresas se juntam para oferecer pacotes de serviços, a tendência é o custo total ser menor.

E tem coisa melhor do que ter serviço de excelência e ainda economizar?

 

É por isso que eu insisto em dizer que organizar um casamento pode ser uma tarefa simples se tivermos a orientação de profissionais (não que seja fácil, pois são muitas escolhas).

E para simplificar cada vez mais o planejamento do casamento, fique sempre de olho no nosso blog.

Até a próxima semana, um abraço!

 

festa de casamento