Saber qual a melhor estação do ano para casar certamente pode ajudar a escolher o melhor dia para seu casamento, pois impacta em decisões importantes como local da cerimônia, estilo de decoração e até mesmo o destino da lua de mel. Ou seja, com base na sua preferência de local, estilo e destino hoje você saberá escolher a melhor época do ano para agendar o grande dia.

Por termos estações do ano bem definidas, optei por apresentar as vantagens de se casar em cada uma delas (no Hemisfério Sul), e algumas observações para garantir que o clima não seja um problema.

E três índices que considero importantes de se ter em mente para a organização de qualquer evento são a temperatura média, a amplitude térmica (variação para mais ou para menos da temperatura média) e o índice pluviométrico (o quanto chove, em média). Para se ter uma referência considerei os índices para o município de Taubaté, onde fica a sede da nossa empresa.

A título de curiosidade, existem duas divisões sobre as estações do ano, sendo que a mais usada é a divisão por Estações Astronômicas (e é essa que vamos utilizar) e a outra é a divisão por Estações Meteorológicas. A variação entre elas é de aproximadamente 20 dias, nada impactante.

melhor estação do ano para casar

 

Qual a melhor estação do ano para casar: Outono (20 de março a 20 de junho)

Com temperatura média de 18,17º C, amplitude térmica de 5,85º C e 48,33mm; a opção de casar no outono é ideal para quem busca uma estação com poucas chuvas e um clima que seja ameno, ainda não tão frio.

Aproveite a época do ano para ter flores como gipsófila (chuva de prata / mosquitinho) e tulipas em sua decoração, pois elas estarão lindas.

Se você pretende passar sua lua de mel no Brasil ou em outros países da América do Sul, ou ainda no Caribe, esta época do ano é a ideal pois é de baixa temporada. Em destinos como Europa, América do Norte ou outros países do Hemisfério Norte já começa a média/alta temporada.

melhor estação do ano para casar

 

Qual a melhor estação do ano para casar: Inverno (21 de junho a 21 de setembro)

Com temperatura média de 17,10º C, amplitude térmica de 6,00º C e 36,33mm; optar por casar no inverno é a opção mais segura para quem realmente não quer ter a surpresa de chover no dia do casamento, além disso com temperaturas mais frias os convidados podem usar roupas e acessórios mais glamorosos sem sofrer com o calor.

Para quem gosta da tradicional decoração com flores brancas esta é a época em que os copos de leite estão mais lindos do que nunca, vale a pena aproveitar!

Sobre viagens de lua de mel, basicamente se mantém o mesmo critério que temos no outono, porém com temperaturas ainda mais frias em destinos do Hemisfério Sul e ainda mais quentes no Hemisfério Norte.

melhor estação do ano para casar

 

Qual a melhor estação do ano para casar: Primavera (22 de setembro a 20 de dezembro)

Com temperatura média de 20,83º C, amplitude térmica de 4,83º C e 156,66mm; optar por casar na primavera já exige um pouco mais de atenção com relação a cerimônias ao ar livre, pois além da maior chance de chuva os dias são mais longos e a temperatura também. Se optar por casar ao ar livre é sempre importante ter um plano B para o caso de chuvas. Casamentos que permitam os convidados usarem trajes informais é uma boa opção. Caso ainda exista a intenção de manter um estilo mais requintado, a opção de se casar no mesmo local da recepção e em locais que contenham ambiente climatizado certamente vai agradar os convidados.

No geral as flores ficam bem mais vistosas na primavera, porém vale o destaque para lírios e lavandas que ficam simplesmente maravilhosos nesta época do ano.

A primavera marca o fim da baixa temporada no Brasil e outros destinos do Hemisfério Sul, então prepare-se para investir um pouco mais na lua de mel. Caso opte por destinos no Hemisfério Norte certamente você terá preço melhores, porém é importante ficar atento às condições extremas de frio e neve, que eventualmente podem impossibilitar de conhecer pontos turísticos e consequentemente atrapalhar a viagem.

melhor estação do ano para casar

 

Qual a melhor estação do ano para casar: Verão (21 de dezembro a 19 de março)

Com temperatura média de 22,4º C, amplitude térmica de 4,80º C e 205,66mm; a combinação de calor e chuva é praticamente garantida. É uma estação onde comumente as pessoas viajam e temos feriados importantes como o carnaval, então é essencial enviar os convites com antecedência, para que todos convidados possam se planejar. Ambientes climatizados praticamente são uma necessidade, então fique bem atenta a este detalhe.

De uma maneira geral flores tropicais estão com uma qualidade superior, e o destaque vai para as orquídeas e angélicas, que ficam realmente lindas.

Os pacotes de viagens se mantém em alta pelo Brasil ou outros destinos do Hemisfério Sul, então pense bem se aquele destino que você quer muito conhecer precisa ser o destino da lua de mel, ou pode ser usado em outra comemoração (rs). Vale reforçar o lembrete de que em destinos do Hemisfério Norte é o momento de se aproveitar a baixa temporada, e também de se ficar muito atento para que o frio intenso e neve não atrapalhem sua viagem.

melhor estação do ano para casar

 

Ufa! Acredito que com estas dicas ficará bem mais simples para que você possa escolher qual a melhor estação do ano para casar, caso não tenha um dia mágico já definido, claro.

 

E fique ligado que no próximo post nós teremos muitas informações para quem vai se casar na igreja!

Grande abraço e um ótimo planejamento do seu casamento.

 

 

melhor estação do ano para casar