Casamento, como tudo aquilo que buscamos fazer bem feito, exige um planejamento bem estruturado e muita dedicação.
Então, aqui vai uma pequena lista dos seis itens que merecem atenção especial desde o começo. E lembre-se, divirta-se em todas as etapas, afinal, estamos falando de celebração!
1. Casamento: o orçamento
O orçamento é uma questão relevante, e que merece ser pensada e discutida. Definindo o orçamento, consequentemente, será possível economizar tempo, pois ficará evidenciado os serviços que merecem mais atenção e quais empresas visitar, por exemplo.
Sem dúvidas é um item que os noivos devem discutir juntos, mas fica uma dica de checar se pais e padrinhos gostariam de ter a feliz e bem-vinda possibilidade de financiar parte deste sonho. Quem ama cuida, e quem pode ajuda com prazer (só não vale pressionar ninguém).
É importante dizer que o orçamento pode e deve ser revisado sempre que necessário, pois não é a intenção que vocês acertem o preço das coisas, então eventualmente um serviço vai custar menos do que o esperado, um outro um pouco mais, e assim por diante.
O importante é ter uma referência do quanto investir para não se tornar um problema.
E para ter menos problemas ainda já simplificamos todo este controle com o Planejador Financeiro para Casamentos, basta você clicar aqui para poder fazer o download.
2. Casamento: o dia
Quando o casal anunciar que irá se casar certamente a primeira pergunta será exatamente “qual o dia do casamento?”
E não é para menos. Como todo evento importante, as pessoas gostam de se programar para não marcarem um outro compromisso no mesmo dia.
E afinal de contas, se vocês já têm o orçamento, e sabem quanto podem poupar por mês, definir a data será bem simples, ainda mais depois de ler este artigo onde o tema é descobrir a melhor estação do ano para se casar.
3. Casamento: a lista de convidados
Pronto, agora que se tem a resposta para a primeira pergunta que os convidados fazem, é hora de pensar na lista dos convidados.
O número de convidados impactará diretamente nas demais etapas, pois o custo benefício de boa parte dos serviços varia em função do número de pessoas.
E lembre-se, não convide por educação, por exemplo, aquele seu tio que você viu da última vez quando sua mãe fez sua festa de 01 ano.
Ao longo de 26 anos de experiência com eventos nós garantimos, em eventos que os noivos dizem que tem um grande número de convidados “por educação”, o número de ausências é sempre grande.
4. Casamento: os padrinhos e as madrinhas
Se foi considerada (ou não) a dica de convidar somente as pessoas próximas de fato, sempre há aquelas que são muito próximas, que fazem uma enorme diferença no dia a dia (e que vão ajudar muito em preparativos como despedida de solteiro, chá bar, etc).
Pensou em algumas, não é? Parabéns, você já tem uma ideia de quem serão seus padrinhos e madrinhas.
E quantos casais vocês devem ter? Exatamente a quantidade de pessoas que vocês quiserem. O dia é de vocês, então não se prenda a considerações de outras pessoas, para não se arrependerem depois de ter deixado aquela pessoa especial de fora deste seleto grupo.
5. Casamento: o local da cerimônia
Agora que vocês já sabem quantos padrinhos e convidados no geral, ficará simples definir o local da cerimônia. Pois não é legal você convidar 200 pessoas e só 120 conseguirem se sentar pois o local da cerimônia é muito, intimista.
Uma outra boa observação é considerar a acústica do local, afinal de contas a cerimônia por si só é emocionante, porém a música de boa qualidade faz toda a diferença.
E caso a intenção seja ter a cerimônia dentro de uma igreja católica, vale a pena conferir este post e ficar por dentro dos detalhes para uma cerimônia sem imprevistos.
6. Casamento: os demais fornecedores
Agora você já tem tudo aquilo que precisa para começar a dar corpo à festa.
Esta é uma etapa que vocês dedicarão uma boa quantidade de tempo, pois o número de detalhes é grande. E existe sempre a possibilidade de se otimizar tempo, por exemplo, escolhendo como local da cerimônia o mesmo local onde será a recepção.
Ou então, escolhendo um local para a recepção que já tenha o serviço buffet. Enfim, nesta fase vocês poderão optar por contratar item a item, ou então deixar sobre a responsabilidade do mesmo fornecedor mais de um serviço.
O que é melhor, contratar tudo em um mesmo local ou contratar separadamente? A única resposta possível é, aquela opção que faça com que vocês se sintam confortáveis e seguros.
E por falar em segurança, neste post nós trazemos 08 itens principais que devem ser observados para a definição do local onde será realizada a festa de casamento.
E se você gostou de saber um pouco mais sobre este universo dos casamentos, nós temos um guia com ainda mais detalhes, é só clicar aqui e se divertir ainda mais