Toda noiva a partir do momento que é pedida em casamento começa a pensar em vários detalhes de como gostaria que fosse sua cerimônia e sua recepção, e certamente o item mais sonhado são os vestidos de noiva, afinal de contas qual noiva já não viu vestidos lindos e teve a vontade de se casar com um vestido ainda mais maravilhoso?
Na verdade, o primeiro passo para ajudar a tomar esta decisão é ter clareza sobre qual o estilo do vestido que é a sua cara. E sabendo disso, nós já antecipamos aqui três das principais tendências para 2018.
Estilo definido, sem dúvidas o próximo passo é saber como você fará para encontrar o vestido perfeito. Vai alugar? Vai comprar pronto ou sob medida?
Como tudo na nossa vida, há vantagens e desvantagens em cada uma das opções. E aqui o meu papel é mostrar esses prós e contras para simplificar a escolha, já que nem sempre esta é uma escolha fácil.
Vestidos de noiva: Alugar ou comprar?
Aqui a principal pergunta a ser feita é: o quanto você gosta de ter recordações físicas de suas experiências de vida?
Se a resposta aqui for algo como “muito, muito” ou “muito demais da conta” é provável que a opção de compra seja a mais adequada para você.
E se você passou neste primeiro teste para saber se a compra é de fato a melhor opção, a próxima pergunta a ser feita é: você terá onde guardar o seu vestido de noiva?
Afinal de contas os vestidos de noiva são peças delicadas e se não tiverem o armazenamento correto é possível que este seu sonho de ter uma recordação do dia mais feliz da sua vida acabe virando um problema.
Por fim, se você respondeu sim para as duas perguntas acima o próximo passo será descobrir qual ateliê ou costureira pode realizar este seu sonho sem fugir do seu orçamento, e certamente seu assessor poderá te ajudar muito com esta decisão.
Vestidos de noiva: Sob medida ou pronto?
A escolha entre vestidos de noiva sob medida ou um vestido pronto deve vir depois da decisão de alugar ou de comprar. Digo isto pois é possível ter um vestido sob medida e comprá-lo ou ter um vestido sob medida e apenas alugá-lo (o chamado primeiro aluguel). Da mesma forma que é possível alugar um vestido pronto ou comprar um vestido pronto fazendo apenas ajustes.
Antes de te ajudar a checar qual a melhor opção para você, preciso compartilhar a dica da Nayara do Ateliê Leda, de Taubaté, “Felipe, é super importante que as noivas confiem no ateliê que contrataram, pois eles vão ouvir de familiares e amigas que o prazo está curto e que já deveria estar com o vestido em casa, por exemplo. Então a principal dica é, agendar datas (marcos) para cada fase da entrega do vestido, seja ele feito sob medida ou pronto, assim a medida que as datas forem sendo cumpridas vai ser possível ficar tranquila que o vestido estará maravilhoso para o dia do casamento.”
Dada a super dica de uma profissional com muitos anos de mercado, a principal pergunta aqui é: quanto você deseja investir?
Partindo do fato que atualmente a maior parte das noivas opta por não fazer a compra (principalmente por não ter como guardar corretamente o vestido), a questão financeira é a que tem mais relevância. Exemplificando, se for feito um primeiro aluguel de vestido (sob medida) o custo pode ser de R$ 2.700,00; já este mesmo vestido em um segundo aluguel (pronto) o custo passa a ser de R$ 1.500,00.
Caso a questão financeira não seja algo a se preocupar, a próxima pergunta que deve ser feita é: ter um vestido exclusivo realmente é importante?
Afinal de contas mesmo que a questão financeira não seja um limitador, não há porque investir mais em vestidos de noiva sob medida se você foi ao ateliê e amou um vestido que já está pronto, e que precisa apenas ser ajustado ao seu corpo ou quem sabe ter pequenos ajustes na alça ou em adornos na cintura, por exemplo.
Acredito que cumpri minha palavra de simplificar a decisão sobre o vestido de noiva, mostrando que com apenas 04 perguntas é possível definir se aluga ou compra, e ainda se seu vestido será se sob medida ou pronto.
E se você ainda tem dúvidas sobre vestidos de noiva, fique à vontade para me mandar uma mensagem, afinal de contas meu compromisso aqui é de ajudar, pra valer!
Grande abraço!