Buffet para casamento é o item que garante mais exclusividade ao casamento, afinal de contas é possível estar no mesmo local, ter um mesmo estilo de decoração, com um mesmo tipo de serviço de buffet, porém somente ao se alterar as opções do cardápio toda a experiência dos noivos e convidados muda.
Caso você tenha dúvidas sobre como escolher a melhor empresa para serviço de buffet para casamento, sugiro ler este nosso post. Inclusive lá eu comento sobre o impacto do estilo do casamento na escolha do tipo de serviço, e por isso neste post a intenção é expor os tipos de serviço de buffet, para que seja possível definir o mais adequado.
Existe muita controvérsia em termos como à francesa, à inglesa e à americana, por exemplo. Como o importante é saber o tipo de serviço que melhor atende ao casal, não vou me fixar nestes termos, mas apenas se o serviço é feito em buffet montado ou à mesa do convidado. Só como referência vou indicar o nome que mais se faz referência ao tipo de serviço.
Vamos lá?
Buffet para casamento: buffet montado com convidados em pé (à americana)
O serviço com buffet montado tem uma tendência de ser bem informal e permite que as pessoas interajam, bebam e se alimentem com liberdade. E exatamente por isto, não há mesas para convidados, apenas mesas de apoio e lounges, ou seja, a maioria dos convidados acaba por fazer as refeições de pé ou sentados provisoriamente em sofás, puffs ou até mesmo mesas bistrôs.
Para que nenhum convidado passe por apuros é importante optar por pratos que possam ser consumidos utilizando-se apenas garfo ou colher, uma vez que a maioria não terá um apoio para o prato e isso dificulta bastante a utilização de faca. Então caso a escolha seja por um prato que tradicionalmente seja consumido com dois talheres, é importante checar se a empresa contratada tem a competência para servir uma versão “minimalista” deste prato.
Buffet para casamento: buffet montado com convidados sentados (franco-americano)
Da mesma forma que o serviço acima, este é ideal quando se busca ter um casamento com um ambiente informal. É importante dizer que um serviço informal pode ser sofisticado ou simples, e quem deve definir o nível do serviço são os noivos, já que eles conhecem muito melhor os gostos de seus convidados.
A diferença nesta estrutura de serviço é somente que todos os convidados têm um assento à mesa, então é possível que se haja opções em que o uso de dois talheres seja necessário. Se a intenção é ter uma festa de casamento com uma duração maior, sem dúvidas esta opção tem a tendência de fazer com que os convidados fiquem mais tempo na festa. É importante, no entanto, que o serviço dure todo o período da festa para que os convidados realmente tenham liberdade para se alimentarem o momento que quiserem.
Buffet para casamento: serviço à mesa do convidado, empratado (à inglesa)
Quando o casal se propõe a ter um serviço feito diretamente à mesa do convidado sem dúvidas mostra a intenção de se ter um casamento mais formal, onde o requinte e a sofisticação são peças fundamentais. Dentro desta proposta, quando se opta pelos pratos já virem montados da cozinha, o nível de sofisticação pode ser ainda maior já que o Chef e sua equipe terão a liberdade de montar pratos decorados com grande riqueza de detalhes.
Tradicionalmente o serviço é iniciado com uma entrada, duas opções de pratos principais e duas opções de sobremesa.
Buffet para casamento: serviço à mesa do convidado, em travessas (à francesa)
Neste tipo de serviço mantém-se a formalidade da ocasião, porém aqui o garçom traz os pratos escolhidos em travessas e faz o serviço diretamente no prato do convidado (serviço direto) ou apoia esta travessa em um carrinho ou mesa auxiliar e então monta o prato do convidado e depois o entrega (serviço indireto).
Além do convidado ter mais liberdade para escolher a quantidade de comida que deseja este serviço tende a ser um pouco menos formal do que o empratado, e exige uma menor equipe de cozinha para o preparo dos pratos, porém uma maior equipe de salão.
Agora que você já sabe os tipos mais comuns de serviço de buffet é importante passar algumas dicas para apoiar na decisão do estilo mais adequado para o casamento.
Primeiramente, pense no que seus convidados ficarão mais confortáveis, no que está mais alinhado à realidade e ao cotidiano deles.
Depois leve em consideração o espaço que você tem disponível no local escolhido para a festa de casamento (afinal de contas o local é o primeiro item que deve ser definido e aqui você saberá mais o porquê), pois como mostrado acima os serviços em buffet montados exigem maior espaço na área do salão, uma vez que a montagem destes buffet não podem prejudicar a circulação dos convidados, enquanto os serviços à mesa do convidado exigem maior espaço para se montar a estrutura de cozinha necessária para dar vazão aos pratos.
Como sempre busco mostrar nos artigos do nosso blog, definir os detalhes do casamento deve ser sempre muito prazeroso e divertido, e pra isso espero que as informações de hoje possam deixar todo este trabalho muito mais simples.
Grande abraço!