Orçamento de casamento comumente é a primeira coisa que um casal começa a se preocupar quando decide se casar. E ao decidir fazer a cerimônia religiosa e também a festa de casamento uma grande quantidade de detalhes precisa ser pensada para que não haja risco de algo sair fora do sonhado, seja na execução dos serviços contratados, seja no pagamento de todos os serviços.
O foco deste artigo é conseguir fazer com que a composição do orçamento de casamento seja algo realmente prazeroso de fazer. A forma mais eficiente de fazer com que algo seja prazeroso é simplificando o processo. E a forma mais eficaz de garantir que um processo é eficaz é dar ordem e sequência para cada atividade, partindo das mais importantes e que impactam mais o resultado, no nosso caso um casamento perfeito, para aquelas que tem menor importância, e podem até não serem necessárias.
Se você acompanha nosso blog sei que já deve ter lido esta informação mais de uma vez, mas eu preciso repetir que a data do casamento é essencial para que um casamento comece a ser organizado. Se você tem dúvidas de como decidir quando se casar, aconselho ler este artigo, certamente irá te ajudar.
A data pode ter um impacto no orçamento de casamento, porém o item que tem maior peso certamente é o que deve ser definido depois da data, que é o número de convidados. Montando sua lista com as pessoas que realmente importam estar presentes no grande dia a tarefa de se procurar uma igreja (e se a opção for por uma cerimônia católica aqui você confere algumas dicas) e do local da festa irá consumir muito menos tempo do que as pessoas dizem. E para a tarefa de encontrar o salão ideal para a festa de casamento também ser simples acesso este nosso outro artigo, que é garantia de economia de tempo.
Bom, explicado o porquê definir a data e o número de convidados é tão importante o mais eficiente é separar o casamento em etapas que são bem distintas, neste caso a cerimônia e a festa de casamento.
Orçamento de casamento: a cerimônia
A cerimônia é o que de fato marca a união de todo casal, e por isso é muito importante personalizar colocando um pouco da história dos pombinhos em cada detalhe.
E aqui entram os serviços que a maioria das pessoas nunca se esquece, como o celebrante profissional (seja ele religioso, como um padre ou pastor, seja ele não religioso, como as meninas da Acontece), o assessor ou cerimonialista para garantir que todos entrarão no momento correto e a orquestra, que tem a maravilhosa função de aumentar ainda mais a emoção do momento mágico que é a cerimônia de casamento.
Além disso os arranjos florais devem ser lembrados, pois eles têm a bela função de deixar o local da igreja ainda mais bonito, e de encantar os convidados enquanto eles aguardam os preparativos.
Ou seja, mais importante de saber quanto custa cada coisa, liste todos os detalhes e serviços que gostaria de ter na cerimônia.
Orçamento de casamento: a festa de casamento
Aqui a quantidade de opções chega a ser absurda, o que é bom, pois assim aumentam as chances de cada casal ter à disposição os serviços que precisa para fazer de sua festa de casamento um evento realmente marcante.
O básico aqui é ter o salão, o serviço de buffet, a decoração do salão, som e iluminação. Porém eu te garanto, existem excelentes profissionais que são claros em oferecer tudo o que você precisa logo no primeiro momento, como infelizmente existem amadores (que por ignorância ou má fé) farão com que o custo planejado possa aumentar. Então o mais importante é que o casal defina o que quer de fato.
E como a maioria das pessoas já foi convidada a pelo menos um casamento na vida, eu sugiro que pensem pelo menos na última experiência que tiveram em uma festa de casamento e prepare uma lista com os itens que mais chamaram a atenção.
Orçamento de casamento: como organizar tudo isso?
Minha formação profissional é na área de exatas, então eu sempre monto planilhas no Excel para poder organizar listas que envolvem serviços, afinal de contas dá para descrever o que eu quero e anotar o quanto custo de forma bem simples de se enxergar.
Então a minha sugestão é, monte uma planilha e separe cada etapa do casamento em abas, assim ficará fácil ter todas as informações sem precisar ficar rolando ela para cima e para baixo.
E como eu disse que o meu papel principal é simplificar a vida de casais, então eu compilei os serviços mais utilizados nos últimos anos em eventos aqui no Fabelle Buffet, organizei todos em uma planilha. Ou seja, todo o trabalho já está feito, e de quebra ainda vem um checklist super confiável e que pode ser editado.
E para garantir que é bom mesmo, o custo é zero, na verdade custa apenas um clique e você pode dá-lo aqui.
Tenho certeza que depois de alguns minutos juntos preenchendo as linhas e colunas desta planilha (estimando mesmo quanto custa cada serviço) todo casal conseguirá sair do comum “não tenho ideia de quanto vou investir no meu casamento” para “já sei quanto quero e posso investir no meu casamento”.
E caso exista alguma dúvida de como utilizar a planilha, eu e minha equipe estamos a disposição para simplificar ainda mais, é só nos chamar ali na página de contato.
Grande abraço, e boa diversão pensando nos detalhes de seu casamento.