Festa de casamento pode ser simples ou sofisticada, para poucas ou para muitas pessoas, durar alguns minutos ou várias horas, e como tudo relacionado a casamentos, não há certo ou errado. O importante é que seja cheia de momentos marcantes e inesquecíveis, para que as boas lembranças perdurem por muito tempo.

E independentemente de como será a estrutura, é essencial atenção e organização para que o orçamento da festa de casamento não seja ultrapassado, e o grande sonho não se transforme em um ponto de divergência do casal e algumas vezes da família.

Se o principal motivo deste blog é simplificar a vida dos casais, hoje vou listar 3 dicas de como garantir que as finanças jamais sejam um problema, vamos a elas:

 

 1. Festa de casamento: defina a lista de convidados

Dentro da festa de casamento uma série de serviços tem o custo diretamente ligado com o número de convidados, sendo os principais o serviço de buffet, os doces finos e a decoração. Além disso, sem definir a quantidade de convidados fica inviável começar a se visitar os locais para a festa de casamento, já que os espaços podem ser pequenos, ou grandes demais.

Sabendo que este é o primeiro passo, os casais que querem simplificar a tarefa de montar uma lista têm uma boa economia de tempo quando clicam aqui e baixam o Organizador de Lista de Casamento. Baixá-lo é nossa primeira dica complementar.

Ah, neste post temos dicas valiosas exclusivamente sobre como montar a lista de convidados de uma forma bem simples, inclusive sobre como priorizar os convidados mais importantes.

 

2. Festa de casamento: defina a data e o orçamento do casamento

Se a data for uma questão flexível, o orçamento do casamento acaba sendo uma tarefa ainda mais simples. Explico: se não há uma data especial o casal tem a liberdade de agendar o casamento com base no quanto podem investir por mês, e assim determinar se o casamento acontecerá daqui a 12 meses, ou quem sabe 24 meses. E pensando em planejamento financeiro, uma atividade que pode ser iniciada juntamente com a definição da data de casamento é o esboço inicial do orçamento.

Detalhar o orçamento para o casamento pode ser uma tarefa complexa, e é por isso que simplificamos com o Planejador Financeiro de Casamentos, que pode ser baixado aqui. E preciso dizer que para saber mais é interessante também conferir este post que trata exclusivamente sobre como montar o orçamento do casamento.

Além disso, planejando com antecedência é possível conciliar o melhor mês para o casamento com o melhor mês para a viagem de lua de mel.

E sim, nós temos um post que trata exclusivamente sobre como determinar qual a melhor estação do ano para se agendar o casamento, levando em consideração a questão da lua de mel e também o estilo do casamento, que aliás é nossa próxima dica.

 

3. Festa de casamento: defina o estilo da decoração

Com a definição de quantos convidados irão na festa de casamento, da data de casamento e o esboço inicial do orçamento, o próximo passo é definir o estilo da decoração (lembrando que por ter impacto direto no custo total a lista de convidados é um item que pode e deve ser ajustado a todo momento, inclusive antes e depois de se pensar no estilo da decoração).

Esta é a tarefa que as noivas dizem mais gostar de todo o planejamento do casamento. De fato, são muitos detalhes, mas é a decoração que realmente personaliza o casamento e faz ele ser único, independentemente do local escolhido.

Cada estilo de decoração tem uma época do ano mais adequada, porém com uma boa equipe de decoração alterar a data do casamento pode não ser algo necessário.

Para quem precisa saber um pouco mais sobre os estilos de decoração de casamento, este post sobre os 04 principais estilos usados atualmente certamente ajudará bastante na escolha.

 

 

Nós teremos um total de 12 dicas de como planejar a festa de casamento, e para não ficar muita informação de uma única vez vou dividir em 04 partes, pois dentro de uma semana tenho certeza que é possível ler todos os conteúdos e ter mais informações. E a última dica extra é, faça o planejamento no seu tempo.

E sempre que precisar, é bem fácil contato comigo, basta clicar ali na aba contato e escolher o melhor canal.

Abraço e nos vemos novamente na parte 02.

 

Festa de Casamento